Recertificação para profissionais de consórcio

Associated Courses

R$90,00

Valide seu conhecimento sobre consórcio e aumente sua credibilidade no mercado. A PCA-10, oferecida pela ABAC, é a primeira certificação exclusiva do setor, e tem apoio do Banco Central do Brasil.

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Categoria:

Descrição

Certificação ABAC

Recertificação
para Profissionais
de Consórcio

A Recertificação é destinada aos participantes que já emitiram o certificado para Profissionais de Consórcio - PCA-10 e desejam renovar o prazo de validade.

Público-alvo:

A Recertificação se destina a profissionais que já possuem o certificado e que estão próximos ao prazo de vencimento.

Exame totalmente
on-line

Validade
de 3 anos

Quais são as vantagens da Certificação?

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R$ 90

Recertificação para Profissionais de Consórcio - PCA-10​

Estou comprando para outra pessoa

Para o profissional:

Comprova seus conhecimentos

O exame atesta o seu conhecimento em conteúdos essenciais, como objetivos do Consórcio e legislação, funcionamento e processos, cálculos financeiros e ética

Oferece segurança e autenticação

Ao se certificar, você receberá um badge, ou medalha virtual, criptografado e totalmente seguro contra adulteração. Saiba mais no vídeo abaixo.

Permite divulgar sua conquista

Você poderá compartilhar seu badge em redes sociais, WhatsApp e documentos. Ao clicar nele, o consumidor será direcionado a uma página onde poderá verificar as informações.

Proporciona mais confiança

Ao lidar com um profissional reconhecido por seu domínio do produto, o consumidor se sente mais confiante para concretizar a adesão, vendo o vendedor como um consultor endossado pela ABAC.

Multiplica os negócios

Consumidores buscam segurança e dão cada vez mais preferência para profissionais certificados. Além disso, a ABAC sempre divulga e recomenda a compra de consórcio por profissionais certificados.

Para a administradora:

É a primeira do Sistema de Consórcios

Sendo a primeira certificação exclusivamente do Sistema de Consórcios, é a única que contém e atesta todas as informações necessárias do setor.

É chancelada
pela ABAC

Seja certificado pela entidade que há mais de 50 anos representa o setor e é reconhecida por sua atuação ética e responsável em defesa do Sistema de Consórcios.

Tem apoio do Banco Central do Brasil

A PCA-10 está alinhada à Agenda BC#, iniciativa do BCB estruturada em quatro pilares: Mais Cidadania Financeira, Legislação mais moderna, Crédito mais barato e Sistema Financeiro Nacional mais eficiente.

Foi criada com comprometimento ético

Além de trazer questões sobre as normas vigentes, o exame aborda ética e melhores práticas no relacionamento com o cliente pelos profissionais de consórcio.

Fomenta o fortalecimento
da categoria

Padronizações de conduta dentro da categoria e a capacitação de colaboradores sob esses padrões evitam custos de observância e de imagem do Sistema. A certificação é de extrema importância para todo o setor.

Badge Exclusivo:

A ABAC oferece aos candidatos aprovados no exame um “badge” (ou “medalha”) virtual exclusivo, comprovando a sua certificação PCA-10 de forma simples e segura. Ele utiliza uma tecnologia mundialmente reconhecida, o blockchain (a mesma plataforma que opera bitcoins). Além disso, é criptografado e totalmente seguro contra adulteração. Confira no vídeo ao lado.

Como funciona?

O exame da certificação é realizado on-line. O conteúdo é composto por 50 questões de múltipla escolha, divididos em quatro módulos: Objetivos do Consórcio e Legislação, Funcionamento e Processos, Cálculos Financeiros e Ética e Melhores Práticas.

Para ser aprovado, o candidato precisa obter 70% de acertos no cômputo geral, obedecendo à proporcionalidade e ao peso de cada módulo, e desde que nenhum deles seja zerado. A certificação tem validade de três anos, a contar da data de obtenção. Expirada a validade, o profissional terá que realizar um novo exame.
Para realização da prova, o candidato deverá atender aos requisitos de conexão e segurança, informadas no edital.

Em caso de reprovação ou de problema sistêmico no momento do exame, é permitida uma segunda tentativa, sem custo, desde que dentro do prazo de validade da inscrição (90 dias a contar da sua ativação).

Como comprar?

Para a realização da prova, basta se cadastrar e realizar a compra de sua matrícula. Após a inscrição, deverá concluir suas tentativas em até 90 dias.

Tem alguma dúvida?

Aqui você encontra tudo o que precisa saber sobre a
Certificação para Profissionais de Consórcio.

Não, é totalmente online.

Para a realização do exame, o candidato deverá estar matriculado e deverá concordar com as regras do Exame de Certificação. Além da efetivação de sua matrícula, o candidato deverá apresentar documentos indicados no item 6.7 do edital.

Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

A Pessoa Jurídica deverá preencher todos os campos do cadastro em http://certificacaoabac.org.br/

A Pessoa Jurídica, para qualquer quantidade de acessos que deseje comprar, deverá selecionar a opção “estou comprando para outra pessoa”, no sistema de compras.

Após a confirmação do pagamento será liberada a sessão “Distribuir Matrículas”.

Após o registro do pagamento não haverá cancelamento ou reembolso, salvo o disposto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, desde que a matrícula não tenha sido utilizada.

A Certificação terá validade de 3 anos, a contar da data de obtenção. Expirada a validade será necessária a realização de novo exame.

O processo de Certificação leva em torno de 10 dias úteis, a contar a partir da data de envio dos documentos. A validação dos documentos ocorre dentro de 72 horas e o participante poderá agendar o exame assim que tiver os documentos validados.

É de responsabilidade do usuário acompanhar o status de sua documentação no site. O agendamento deverá ser feito com no mínimo 48 horas de antecedência a depender da disponibilidade do horário útil de aplicação.

A Certificação se comprovará por meio de código de verificação, que será gerado após a aprovação do candidato no exame. E poderá ser validado através da plataforma http://certificacaoabac.org.br/, no item “Validador de Certificado”. O Certificado também será validado por meio de badge eletrônico enviado para o e-mail cadastrado no sistema.

O exame de CERTIFICAÇÃO é precedido por processo de validação em 2 passos:

  1. Compra da matrícula pela Pessoa Física ou pela Pessoa Jurídica;
  2. Efetivação da matrícula pela Pessoa Física.

Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

O candidato terá direito a realizar 1 (um) reagendamento de data e horário para o exame de Certificação. No caso de o candidato não realizar o exame em nenhuma das duas ocasiões agendadas, será automaticamente desclassificado.

Não, não será permitida consulta a livros, periódicos, compêndios, revistas, ou qualquer tipo de material durante o exame de Certificação, bem como a tentativa de consulta por meios eletrônicos ou de comunicação à distância.

O exame da Certificação será realizado por meio eletrônico, na modalidade remota e individual. Não será permitida a utilização de aparelhos de telefonia móvel ou fixa durante a realização do exame, os quais deverão ser desligados/inativados.

Não será permitida a conversa do candidato com outra pessoa durante a realização do exame.

A matrícula na Certificação terá validade de 90 dias a partir da data de efetivação, independentemente de ter sido comprada por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Se o aluno não realizar suas tentativas em até 90 dias a contar da data de sua matrícula, esta perderá sua validade para todos os fins e o cadastro será inativado, sendo necessária a compra de nova matrícula para ativá-lo.

O tempo máximo para a realização do exame de Certificação será de 120 minutos.

 

O candidato terá em sua tela um indicador do tempo para o auxiliar na realização do exame, no prazo estabelecido no subitem anterior. Quando o indicador chegar a zero, o sistema da Certificação será encerrado automaticamente e as questões não preenchidas serão consideradas incorretas na avaliação do resultado.

Não, as questões deverão ser respondidas na ordem apresentada pelo sistema e, uma vez emitido o comando para avançar para a questão seguinte, a resposta será gravada e não poderá mais ser alterada.

O resultado estará disponível para visualização em um prazo de até 72 horas úteis após a realização do Exame.

O status de aprovação ou reprovação estará disponível em Painel > Meus cursos > Prova de Certificação. No final da página estará o seu resultado. Lembrando que a nota obtida não é disponibilizada, somente o status de aprovação.

O Exame conta com 50 questões de múltipla escolha.

Para ser aprovado(a) você deve acertar 70% ou mais da prova e não tirar zero em nenhuma das modalidades.

Você poderá emitir o certificado após o processamento da avaliação, que ocorre em um prazo de até 72 horas úteis.

O certificado ficará disponível na plataforma durante o período de validade da sua matrícula do Exame de Certificação.

Clique aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre esse procedimento.

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Sobre a ABAC

A ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios é a entidade de classe sem fins econômicos que representa o Sistema de Consórcios em todo o território nacional.

Fundada em 1967, a ABAC tem desempenhado papel essencial para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das normas e dos mecanismos do Sistema, atuando como interlocutora da classe perante órgãos públicos e privados, empresas do setor, imprensa, consumidores e sociedade civil em geral.

Missão

Representar, desenvolver e fortalecer as Administradoras associadas e o Sistema de Consórcios.

Visão

Ser referência e propulsora do Sistema de Consórcios que contribui para o progresso econômico e social de forma sustentável.

Valores

Atuar com ética, transparência, isonomia e responsabilidade social.